Especiarias além de servirem para temperar a comida, são usados medicinalmente contra alguns problemas de saúde.

Embora existam aquelas pessoas que preferem uma comida mais insossa, há também aqueles que não perdem a oportunidade de colocar um bom tempero para deixar a refeição mais saborosa. Obviamente o excesso faz mal, no caso do sal, por exemplo, que é diariamente usado nos preparos das refeições, pode causar pressão arterial, sendo que, segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é responsável por 50% dos infartos. Ou seja, na hora de temperar os alimentos, por mais tentador que seja, é preciso ter cautela para não exagerar e se prejudicar depois.

De acordo com especialistas, alguns temperos podem ser acrescentados no preparo para não pesar a mão na hora de salgar o alimento e que podem ser inclusos nas refeições até mesmo para quem segue dietas, alguns podem até ter efeito termogênico ajudando no emagrecimento, como é o caso da pimenta. O segredo é abrir o leque de opções para fazer da refeição não só apenas um momento de saciedade ou prazer, mas também de muita saúde no prato.

Uma pesquisa realizada pela Banca do Ramon, um dos mais tradicionais empórios de São Paulo, mostra que os brasileiros consideram alho (46%), cebola (19,5%) e pimenta (5,4%) como temperos indispensáveis na hora de preparar a refeição. De acordo com a nutricionista e consultora da Banca do Ramon, Nathália Gazarra, o estudo intitulado como “Hábitos alimentares dos Brasileiros – preferências, dietas e tendências de consumo” mostra que os entrevistados estão optando por temperos que possuem princípios ativos, substância que exerce efeito farmacológico, o que é ótimo para a saúde. “Para usufruir desses princípios ativos encontrados nos temperos, é necessário saber como usa-los no preparo das refeições para que não sejam eliminados. Os temperos naturais possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas. Já os que são industrializados possuem altos níveis de sódio, além dos aromatizantes e corantes”, explica.

Uma vantagem que existe entre os temperos e especiarias é que eles são muitos versáteis e podem ser utilizados em vários tipos de receitas, o melhor de tudo é que eles também combinam com saladas, frutas e até mesmo sucos. “O interessante é explorar bem os temperos que temos a nossa disposição para combina-los da maneira que mais nos agradas nas receitas, mas quem deseja manter todas as propriedades benéficas nas especiarias, pode fazer uma pequena horta em casa, alguns temperos podem ser plantados em vasos individuais”, detalha a nutricionista.


Fonte: https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/temperos-saude-e-sabor-conheca-os-beneficios-dos-ingredientes-que-os-brasileiros-mais-amam-165054